Planejamento Baseado
em Capacidades

 

 

   

Alinhamento da estratégia com a execução entre o negócio e a TI 

Um dos maiores desafios das equipes de Arquitetura Corporativa é garantir o alinhamento da estratégia com a execução entre o negócio e a TI.

O Planejamento Baseado em Capacidades (CBP-Capability Based Planning) é uma ferramenta poderosa para garantir o alinhamento da transformaçção da TI com a estratégia do negócio. Ele fornece a "pedra da Roseta" para alinhar estratégia, metas, prioridades do negócio e processos de negócio com os investimentos em aplicativos, organizações e tecnologia. As capacidades definem o que a organização precisa fazer para ser capaz de fazer, independente da estrutura da organização, para alcançar com sucesso os resultados de negócio desejados.

 

Com um framework de CBP implementado as equipes de Arquitetura Corporativa podem garantir este alinhamento desde a estratégia até a execução por meio do uso de uma linguagem que é comum para o negócio e para a TI.

  • Habilitar uma perspectiva ampla de toda a empresa sobre o desempenho do negócio.
  • Identificar prioridades para investimentos que são alinhados com as metas estratégicas da organização.
  • Garantir o alinhamento do planejamento estratégico com a execução baseada nos métodos ágeis.

O planejamento baseado em capacidades pode ser usado para definir prioridades de investimento que entregarão o máximo de  valor para a organização, em linha com a sua estratégia.

     
EPM  

Definir, Analisar, Planejar e Realizar suas Capacidades e Recursos Futuros

  • Fornecer percepções sobre as operações da sua organização com mapas de capacidades, e usar mapas de calor para focar os seus esforços em áreas importantes de investimento e mudança.
  • Alinhar os portfólios de programas e projetos com as capacidades estratégicas
  • Ligar as capacidades desejadas com as mudanças nos processos de negócio e os investimentos em ativos de TI

Analisar dependências críticas na melhoria das capacidades, identificar lacunas, e criar roteiros claros para preencher estas lacunas.

"Capacidades permitem que os Arquitetos Corporativos iniciem discussões com os líderes do negócio em termos dos resultados de negócio, enquanto mantém uma ligação entre o que a organização pode fazer com como ela faz isso"

Aldina Aldea, Consultora Pesquisadora