Nossas Lentes de

Capacidades

 
 

 

 
  

O que é Lente de Capacidade?

Capacidades de negócio definem o "que" uma organização faz - ou pretende fazer. Em termos gerais, uma capacidade é a habilidade ou os recursos para alcançar um propósito ou resultado específico. Capacidades são aquilo que os negócios precisam para criar valor para os seus clientes.

Por exemplo, muitas organizações precisam "Fabricar Produtos", "Vender Produtos" e "Servir os Clientes". Essas podem ser consideradas capacidades de alto nível, as quais podem então ser decompostas em capacidades mais refinadas.

Capacidades suportam as metas de negócio ou podem ser impactadas por elas. Elas são um meio importante para descrever o que a organização precisa fazer para entregar a estratégia e alcançar as metas do negócio. Elas são também uma forma principal para descrever o modelo de negócio da organização - isso é, o que ela faz para os seus clientes, as atividades principais, receitas e custos associados.

Capacidades são independentes das unidades organizacionais, e tendem a ser estáveis ao longo do tempo. Elas são operadas pelos processos de negócio, como parte de um modelo operacional do negócio que também inclui as pessoas, tecnologia e dados, para suportar os fluxos de valor que criam valor para os clientes e para a organização.

Na verdade, capacidades são o único conceito que conecta a estratégia do negócio, os modelos de negócio e os modelos operacionais.

 

O principal desafio para as organizações e os seus executivos é a alocação ótima de recursos escassos.

A Lente das Capacidades é o facilitador para a ótima alocação dos recursos escassos da empresa para alcançar as suas metas estratégicas, por meio de uma abordagem de planejamento baseado em capacidades que conecta a estratégia com os modelos de negócio e operacional. Isso fornece um método coerente e consistente para analisar lacunas de capacidade, bem como os investimentos necessários para preencher essas lacunas.

De acordo com a empresa de pesquisas Gartner, gerenciar o ciclo de vida das capacidades do negócio é a única ação mais valiosa que os executivos sênior podem fazer pela sua organização.

Na medida em que as organizações enfrentam uma pressão cada vez maior para se transformarem digitalmente e criarem maior resiliência e adaptabilidade para si próprias, a Lente das Capacidades é crítica para avançar pela complexidade e criar transparência e uma linha de visão liderada pelo negócio para todas as partes interessadas da transformação, conectando os Líderes da Mudança (os executivos sêniores responsáveis por atingir as metas de negócio) e os Especialistas na Mudança (os especialistas que desenham e entregam a inovação e a transformação do modelo de negócio e operacional).

A Lente das Capacidades é a "Pedra da Roseta" para o negócio, fornecendo uma linguagem comum para as partes interessadas do negócio e da tecnologia discutirem e priorizarem os investimentos necessários para avançar a estratégia, otimizar asa operações e gerenciar os riscos na busca pelas metas do negócio.

Ela fornece o framework para uma comparação e avaliação "maçãs com maçãs" das demandas concorrentes pelos fundos e recursos, habilitando decisões baseadas em fatos a partir de uma perspectiva ampla de toda a empresa. Ela fornece os meios para relacionar tecnologias novas e inovadoras com os resultados de negócio que elas habilitam, e as dependências para explorá-las em modelos de negócio e operacionais escaláveis.

Saiba mais sobre como as soluções da BiZZdesign podem habilitar a sua organização para liberar todo o seu potencial com a Lente das Capacidades.

Optimize Strategy to Execution