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Análise do Modelo de Negócio com o Canvas de Modelo de Negócio

Postado em 23 de out. de 2018 por Antonio Plais

Originalmente postado por Remco Blom* no blog da BiZZdesign. Tradução e reprodução autorizados.

Em uma postagem anterior, introduzimos o Canvas de Modelo de Negócio (Osterwalder, 2009) como uma ferramenta útil para descrever como o negócio captura, cria e entrega valor. Nesta postagem, vamos elaborar um pouco mais sobre os Modelos de Negócio, introduzindo o assunto da Análise de Modelos de Negócio. Nós apresentaremos várias técnicas analíticas possíveis, usando o caso da NextPresso, uma empresa de café espresso virtual.

Análise do Modelo de Negócio

Analisar seu modelo de negócio pode ajudá-lo a determinar se um empreendimento é, ou será, viável e valorizável. Depois de completar um Canvas de Modelo de Negócio para o modelo de negócio atual ou futuro, os desenhistas em geral formulam as seguintes questões:

  • De onde vêm as nossas receitas?
  • Qual valor é entregue para quais mercados?
  • Quais os custos envolvidos na entrega daquele valor?
  • As atividades e recursos principais que nós percebemos são realmente tão importantes para a obtenção de receitas como nós pensamos que eles são?
  • Se nós mudarmos nosso modelo de uma forma específica, quais seriam os efeitos?

Isto requer percepções sobre vários elementos do modelo de negócio, atributos destes elementos e os relacionamentos entre os diferentes elementos. Analisar estes elementos fornecerá a fundação para a mudança e inovação do modelo de negócio da organização. Você pode analisar um modelo de negócio a partir de várias perspectivas. No nosso exemplo, cada possibilidade é analisada a partir de uma perspectiva diferente, e respondem a uma questão específica.

Introdução ao Caso e à Ferramenta

Usando o exemplo da NextPresso, nós apresentaremos várias possibilidades para a análise sobre o Canvas de Modelo de Negócio. Para fornecer algum contexto, as máquinas NextPresso fazem café espresso com cápsulas de café, um tipo de embalagem de alumínio individual preenchida com café torrado em vários sabores. A NextPresso opera inicialmente no mercado de café Holandês e pretende ‘encapsular’ o mercado mundial de café a partir de lá. Usar uma ferramenta para modelagem de negócio é útil, uma vez que o modelo é criado e armazenado em uma localização central, reduzindo o risco de falhas de comunicação e maximizando o efeito da colaboração. Mais ainda, a comunicação é facilitada através de funções de publicação (html, word, pdf), tornando o modelo de negócio mais acessível. Desnecessário dizer, isso é muito importante para os modelos que descrevem como a sua empresa cria valor. Especialmente no caso da Análise do Modelo de Negócio, a ferramenta pode ajudar a identificar forças e fraquezas através do relacionamento entre os blocos de construção, e fornecer percepções sobre o fluxo de caixa através de cálculos. Finalmente, ferramentas ajudam você a desbravar seu caminho ‘de cima para baixo’ desde o seu modelo de negócio de alto nível, até as visões mais detalhadas de implementação, como modelos de processos, mapas de jornada do cliente e modelos de arquitetura corporativa.

O Modelo de Negócio da NextPresso

O canvas abaixo apresenta o modelo de negócio atual da NextPresso. A NextPresso fornece ‘Experiência fantástica de espresso em casa’.

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Canvas de Modelo de Negócio da NextPresso (atual)

Comparação entre Modelos de negócio

Se vamos entrar em um novo mercado, como isso afetará nossas receitas? Se nós paramos de fornecer certos serviços, isso irá reduzir os nossos custos? Por que o modelo de negócio dos nossos competidores é mais bem-sucedido do que o nosso? Comparar diferentes modelos de negócio é útil para endereçar tais questões. O caso NextPresso fornece um bom exemplo de uma análise deste tipo.

Um uso típico da comparação entre modelos de negócio é endereçar questões relativas à análise de lacunas (diferença entre os modelos atual e futuro), análise de mudanças opcionais em um modelo de negócio e a comparação entre modelos de negócio alternativos para o futuro (nota: a funcionalidade para comparar diferentes canvas de modelo de negócio está presente no Bizzdesign Enterprise Studio)

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Novo Canvas de Modelo de Negócio da NextPresso

Este canvas representa o modelo de negócio da NextPresso de acordo com a situação depois que a proposição de valor ‘Experiência fantástica de espresso no escritório’ foi adicionada. Anteriormente, a NextPresso fornecia máquinas e cápsulas apenas para residências. Você pode ver as diferenças nos Segmentos de Clientes, Canais, Relacionamentos com os Clientes e Fluxos de Receitas. Quando elementos de outros modelos são adicionados, estes elementos são indicados em verde (elementos removidos são mostrados em vermelho). Conhecendo estas diferenças, a NextPresso pode calcular as diferenças nas receitas e nos custos antes e depois desta mudança. No próximo exemplo, apresentaremos o cálculo destes custos e receitas.

Análise de Receitas e Custos

Qual o valor que nós entregamos para quais mercados, e quais os custos envolvidos na entrega daquele valor? De onde as receitas estão vindo? Que preços geram que tipo de receitas? A funcionalidade ‘Custos e Receitas’ fornece uma forma útil de endereçar estas questões. As organizações obtém uma visão clara e simples do tamanho dos mercados onde eles operam, as receitas por fluxo de receita e os custos por estrutura de custos.

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Custos e Receitas: Canvas de Modelo de Negócio NextPresso

Para uma visão geral dos custos e das receitas, informações específicas por Estrutura de Custos e Fluxos de Receitas servem como entradas:

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Estrutura de custos detalhada: Marketing

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Estrutura de receitas detalhada: Cápsulas em Residências

Analisando os Relacionamentos com os Clientes

No caso da Nextpresso, a gerência poderia perguntar: Nós temos conceitos de operação diferentes para os segmentos ‘Residências’, ‘Usuários de Escritório’ e ‘Empresas’? Por que? Quanto? Uma resposta pode ser encontrada usando o Mapa de Panorama dos Relacionamentos com os Clientes, no Enterprise Studio.

Se você quer saber quais os conceitos de operação que a sua empresa tem para as várias Combinações de Mercado de Produto (CMP), o Mapa de Panorama dos Relacionamentos com os Clientes pode ser a sua resposta. Ele é desenvolvido, geralmente, por empresas que operam em mercados segmentados, por exemplo, bancos de varejo, onde os conceitos para os relacionamentos para gerenciamento de fortunas é bastante diferente dos conceitos para os relacionamentos para contas bancárias padrão.

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Mapa de Panorama do Relacionamento com os Cliente: NextPresso

Analisando os Canais

Se você quer analisar, além dos CMPs padrão, através de quais canais suas proposições de valor são entregues para os seus segmentos de mercado, o ‘Mapa de Panorama dos Canais’ é útil para você. Através desta matriz as organizações podem obter uma percepção melhor sobre como elas entregam o valor.

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Mapa de Panorama dos Canais: NextPresso

Este Mapa de Panorama de Canais pode ser estendido através do mapeamento dos Canais nas diferentes fases em que o cliente está (e.g. orientação, comparação, compra, uso, reclamação).

Apresentando seu Modelo de Negócio

Comunicar os modelos de negócio para as várias partes interessadas na sua organização requer mecanismos de visão e várias opções de apresentação. O Bizzdesign Enterprise Studio fornece muitas destas opções de apresentação, que nós temos discutido em várias outras postagens.

Conclusões e Próximos Passos

Nós descrevemos vários tipos de análise e mergulhamos na análise do Canvas de Modelo de Negócio. A análise dos modelos de negócio responde a questões sobre porque e como o empreendimento é, ou será, viável e valorizável. Com base em questões que representam perspectivas sobre a análise de modelos de negócio, o caso NextPresso mostra várias possibilidades para conduzir estas análises. O uso de ferramentas é uma ajuda útil para a análise de modelos de negócio, tornando os cálculos e a comunicação mais fácil.

Fique ligado nas nossas postagens e saiba mais sobre como o Bizzdesign Enterprise Studio pode ajudá-lo na análise e evolução do modelo de negócio e da arquitetura da sua organização, ou entre em contato para solicitar uma demonstração.

*Remco Blom é consultor sênior e especialista em melhoria de processos e segurança da informação na Bizzdesign, empresa líder em ferramentas para modelagem da arquitetura corporativa, representada no Brasil pela Centus Consultoria.

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