Comunidade
  • Termo

  • Categoria

  • Período

Combinando o ArchiMate 3.0 com outros padrões – BMM/BSC/BMC

Postado em 16 de jan. de 2019 por Antonio Plais

Originalmente postado por Marc Lankhorst*, no blog da BiZZdesign – Tradução autorizada

Como descrevemos na nossa postagem anterior, a linguagem ArchiMate não pretende substituir outros padrões e abordagens de modelagem, mas, ao invés disso, conectá-los. Nesta postagem, focaremos no relacionamento do ArchiMate com várias técnicas orientadas para o gerenciamento: o Modelo de Motivação de Negócio (BMM-Business Motivation Model), os Indicadores Balanceados de Desempenho (BSC-Balanced Scorecard) e o Canvas de Modelo de Negócio (BMC-Business Model Canvas).

Para ajudá-lo a relacionar os modelos ArchiMate com aqueles modelos mais detalhados em outras técnicas, as tabelas abaixo fornecem um mapeamento aproximado entre os conceitos presentes nas outras técnicas mencionadas anteriormente e os conceitos do ArchiMate.

Modelo de Motivação de Negócio – BMM

O Modelo de Motivação de Negócio foi uma das inspirações por trás dos conceitos de motivação do ArchiMate. O BMM distingue entre meios, fins, influenciadores e avaliações, e fornece uma descrição mais detalhada e granular da motivação do negócio do que os conceitos de motivação do ArchiMate.

BMM  ARCHIMATE
Visão, Resultado Desejado (Meta, Objetivo) Meta
Missão, Curso de Ação (Estratégico, Tático) Curso de Ação
Diretiva (Política de Negócio, Regra de Negócio) Princípio, Requisito, Restrição
Avaliação Avaliação
Influenciador Motivador
Impacto Potencial Resultado

Para uma discussão mais detalhada a respeito do mapeamento entre os conceitos do BMM e do ArchiMate, acesse o artigo How to Use the ArchiMate® Modeling Language with BMM™, disponível na biblioteca do The Open Group.

Indicadores Balanceados de Desempenho – BSC

Indicadores Balanceados de Desempenho (Balanced Scorecard, para os íntimos!) é uma técnica de alto nível amplamente usada para o gerenciamento do desempenho estratégico das organizações. Ela fornece quatro perspectivas sobre o desempenho e as endereça através de uma estrutura em camadas usando os conceitos de missão, objetivos, medições, alvos e iniciativas para expressar a direção estratégica. Mapas estratégicos são geralmente usados como uma expressão destes elementos e seus relacionamentos.

BSC ARCHIMATE
Missão, Objetivo Meta
Medição Métrica (especialização de Motivador)
Alvo Resultado, Valor
Iniciativa Curso de Ação (alto nível)
Pacote de Trabalho (baixo nível)

Canvas do Modelo de Negócio – BMC

O Canvas do Modelo de Negócio fornece uma visão geral de alto nível sobre a estrutura dos modelo de negócio atual e vislumbrado de uma organização.

BMC ARCHIMATE
Parceiros Principais Ator de negócio, Papel de negócio, Parte interessada
Atividades Principais Capacidade
Recursos Principais Recurso
Proposições de Valor Produto + Valor
Canais Recurso (realizado através de Interface)
Segmentos de Clientes Ator de negócio, Papel de negócio, Parte interessada
Estrutura de Custos Valor associado a elementos da arquitetura
Fluxos de Receitas Valor + Fluxo

Relacionando diferentes modelos no Bizzdesign Enterprise Studio

O Bizzdesign Enterprise Studio suporta o ArchiMate 3.0, juntamente com algumas das linguagens mencionadas anteriormente, como o Canvas de Modelo de Negócio. No entanto, o ArchiMate 3.0 é usado para expressar outras técnicas, como o Modelo de Motivação de Negócio e o Balanced Scorecard. A Figura 1 demonstra como os conceitos do ArchiMate 3.0 são usados para modelar conceitos do Modelo de Motivação de Negócio. Entre as << aspas angulares >> nós mostramos o nome do tipo ArchiMate (AM) e o tipo BMM (BMM).

blog ArchiMate UML BPMN ERD 003

Figura 1: ArchiMate 3.0 e BMM

No Enterprise Studio, os usuários podem usar os conceitos do ArchiMate 3.0 para produzir Indicadores Balanceados de Desempenho. Na Figura 2, mostramos como uma métrica (uma especialização do elemento Motivador do ArchiMate 3.0) pode ser usado como uma medição em um Balanced Scorecard.

blog ArchiMate UML BPMN ERD 004

Figura 2: Usando uma métrica como uma medição

A Figura 3 mostra um Canvas de Modelo de Negócio típico, e como o Enterprise Studio converte isso automaticamente para o ArchiMate 3.0. Você pode saber mais sobre o nosso suporte para o Canvas de Modelo de Negócio nesta série de postagens.

blog ArchiMate UML BPMN ERD 005

Figura 3: Mapeamento automático do Canvas de Modelo de Negócio para o ArchiMate

O Enterprise Studio possui muitas outras formas de combinar diferentes linguagens. Isso ajuda a responder questões específicas do negócio e entregar valor de negócio em diferentes níveis.

Na próxima postagem nesta série demonstraremos como você pode combinar o ArchiMate 3.0 com o BPMN.

* Mark Lankhorst é Gerente de Consultoria & Evangelista-Chefe de Tecnologia da Bizzdesign, empresa líder em ferramentas para modelagem da arquitetura corporativa, representada no Brasil pela Centus Consultoria.

eBook
A Prática da Arquitetura Corporativa

Esta é uma versão eletrônica do livro A Prática da Arquitetura Corporativa, de Bas van Gils e Sven van Dijk, traduzido pela Centus Consultoria. Este livro não propõe um novo framework, teoria, ou abordagem para a Arquitetura Corporativa. Ao invés disto, os autores compartilham a experiência e as lições de vários projetos que conduziram ao […]

Solicite aqui sua cópia grátis
Voltar para a página inicial