Comunidade
  • Termo

  • Categoria

  • Período

Lean e Arquitetura Corporativa: os Opostos se Atraem

Postado em 7 de out. de 2018 por Antonio Plais

Originalmente postado por Marc Lankhorst e Peter Matthijssen*, no blog da BiZZdesign – Tradução autorizada

Ao longo das últimas décadas, o Gerenciamento Lean se provou ser muito poderoso na melhoria do desempenho dos processos de negócio da organização. Ao mesmo tempo, a Arquitetura Corporativa surgiu como uma disciplina para controlar a complexidade das organizações, seus processos, informações e TI. A primeira vista, as duas abordagens parecem ser de natureza bem diferentes. Onde o Lean enfatiza a ação local, ciclos rápidos de aprendizagem e melhoria de baixo para cima feita por aqueles que realmente fazem o trabalho (o quadrante em baixo à esquerda na figura abaixo), a arquitetura corporativa foca na coerência através de toda a empresa, transformações de negócio de longo prazo e em traduzir a estratégia nas operações (acima à direita na figura).

blog lean ea 001

A Arquitetura Corporativa é geralmente associada com processos tradicionais de TI, os quais são o oposto do Lean, com longos tempos de entrega e burocracia desnecessária. Por outro lado, os projetos Lean são geralmente associados com simples otimizações locais que não conseguem ver o panorama geral e perdem ganhos substanciais que podem ser obtidos através da redefinição do negócio e da TI em um nível mais fundamental.

Estas diferenças tanto em escopo como em abordagem podem sugerir que o Lean e a Arquitetura Corporativa não têm nada a ver um com o outro. No entanto, o Lean e a Arquitetura Corporativa compartilham um objetivo: melhorar o desempenho organizacional. Onde o Lean é focado em ‘fazer o trabalho um pouco melhor a cada dia’, a Arquitetura Corporativa tem um tempo mais longo, para entender e agir sobre grandes movimentos dos processos, tecnologia e contexto. Mas, eventualmente, nós naturalmente queremos as duas coisas. Independentemente de quão grande a diferença entre o Lean e a Arquitetura Corporativa pareça ser, nós acreditamos que as duas disciplinas podem ser combinadas de forma muito proveitosa.

O que nós vemos é que muitas práticas de Arquitetura Corporativa se perdem ao observar e analisar o panorama geral. Uma Arquitetura Corporativa de sucesso requer uma forte conexão com o trabalho diário, com os projetos e as pessoas. Isto é o que o Lean proporciona. Por outro lado, vemos projetos Lean falharem quando a TI representa um papel crucial (o que é quase sempre, certo?) no problema ou na sua solução. Na nossa opinião, um relacionamento forte entre o Lean e a Arquitetura Corporativa, com uma linguagem comum e boas discussões, poderia ser muito poderoso.

Nesta pequena série de postagens, mostraremos como o foco do Lean na eliminação de desperdícios e na criação de valor pode ser aplicado aos processos e produtos de arquitetura corporativa. Também vamos explorar como a Arquitetura Corporativa pode ser usada para desenhar e implementar processos de negócio Lean de uma maneira coerente. Pelas nossas experiências como desenvolvedores do padrão ArchiMate e como black-belt Lean Six Sigma, respectivamente, vamos discutir as formas como as duas disciplinas podem se complementar e se fortalecer.

Na próxima postagem desta série: Os Sete Desperdícios Mortais nas Arquiteturas Corporativas

* Mark Lankhorst é Gerente de Consultoria & Evangelista-Chefe de Tecnologia, e Peter Matthijssen é Diretor de Tecnologia, da Bizzdesign, empresa líder em ferramentas para modelagem da arquitetura corporativa, representada no Brasil pela Centus Consultoria.

eBook
Trabalhando com Lean

Inovação, regulações em constante mudança, novas possibilidades tecnológicas, uma nova direção estratégica; estas são algumas das razões pelas quais muitas organizações estão em constante movimento. Este livro apresenta as melhores práticas dos autores, fruto da experiência do uso da linguagem ArchiMate em dezenas de projetos reais, em clientes dos mais diversos ramos de negócio. Uma […]

Solicite aqui sua cópia grátis
Voltar para a página inicial