Quando "Orientação para Dados" não é suficiente

Postado em 17 de dez. de 2021 por Antonio Plais

Originalmente postado por Nick Reed*, no blog da BiZZdesign - Adaptação e tradução autorizadas

Um amigo arquiteto corporativo apresentou recentemente uma questão interessante: "Eu lidero uma prática de arquitetura corporativa relativamente madura, que entrega um bom valor para a nossa organização. Nós estamos transformando digitalmente a organização e estamos adotando práticas ágeis de trabalhar por toda a empresa, o que está melhorando os resultados das nossas iniciativas de mudança. Mas eu estou preocupado com o fato de que estes esforços são muitas vezes desperdiçados com a entrega de capacidades que os gerentes nos dizem ser importantes, ao invés daquelas que realmente podem virar o jogo. Como eu posso enfrentar isso e ajudar a liderar para os resultados estratégicos corretos?"

Saiba mais ...

Como os Arquitetos Corporativos são Convidados para a Mesa de Decisões?

Postado em 14 de nov. de 2020 por Antonio Plais

Originalmente postado por Marc Lankhorst*, no blog da BiZZdesign. - Tradução e adaptação autorizados

Talvez o problema esteja no nome - arquitetura corporativa. Pode ser isso que impeça as partes interessadas do negócio de se engajar de uma forma mais significativa com a equipe de Arquitetura Corporativa. Arquitetura evoca imagens de desenho de sistemas, infraestrutura de tecnologia, desenvolvimento de software - em outras palavras, TI, e isso remeta a "nerds" nos porões. "Definitivamente, este é um assunto que não nos interessa", é o provável veredito. É bastante provável que isso seja, pelo menos, parte do problema.

Saiba mais ...

ArchiMate na Prática - Demarcando Serviços de Negócio

Postado em 31 de ago. de 2020 por Antonio Plais, consultor-chefe da Centus Consultoria

Um dos principais conceitos da Camada de Negócio do ArchiMate é o conceito de Serviço de Negócio, definido como um "comportamento explicitamente definido que um papel, ator ou colaboração de negócio expõe para o seu ambiente". Mas como distinguimos um serviço de negócio e como ele pode ser demarcado?

Saiba mais ...

Qual é a Proposição de Valor da Arquitetura Corporativa, hoje?

Postado em 27 de ago. de 2020 por Antonio Plais

Originalmente postado por Joe Geary*, no blog da BiZZdesign - Tradução autorizada

Como Vice-Presidente de Valor do Cliente na BiZZdesign, é minha responsabilidade trabalhar com muitas grandes organizações e identificar maneiras para que elas atinjam os seus objetivos. Isso significa que eu lido com grandes e pequenas empresas; com empresas que têm uma prática de Arquitetura Corporativa madura, ou que estão apenas começando; com empresas dos setores de revenda e de tecnologia, e tudo o que existe entre estes extremos.

Saiba mais ...

Os Papéis dos Arquitetos Corporativos na Inovação - Iniciar a Inovação

Postado em 18 de ago. de 2020 por Antonio Plais

Originalmente postado por Marc Lankhorst e Matthijs Scholten*, no blog da BiZZdesign - Tradução e adaptação autorizados

Nas nossas postagens anteriores (Parte 1 e Parte 2), nós introduzimos os três papéis dos arquitetos na inovação:

  1. Arquitetar a inovação: arquitetos podem criar espaço para a inovação por meio da redução da complexidade organizacional e facilitação da mudança
  2. Coordenar a inovação: arquitetos podem melhorar a coordenação e a priorização dos investimentos na inovação
  3. Iniciar a inovação: arquitetos corporativos podem desempenhar um papel principal na conexão entre as tendências externas de negócio e de TI com as estruturas e atividades internas na organização

Nós já discutimos os dois primeiros papéis anteriormente, e focaremos aqui no terceiro papel: iniciar a inovação.

Saiba mais ...