Análise de Dados com Painéis de Controle no HoriZZon

Postado em 19 de jan. de 2021 por Antonio Plais

Originalmente postado por Marc Lankhorst e Rob Kroese*, no blog da BiZZdesign - Adaptação e tradução autorizadas

Em uma postagem anterior sobre comunicação com as partes interessadas, descrevemos várias formas básicas de comunicação sobre a arquitetura, com diagramas, tabelas, mapas de calor, e outras. O que não abordamos naquela postagem é como você pode enriquecer seus modelos de arquitetura (e outros) com dados adicionais e mostrar os resultados em vários painéis de controle. Este é o tópico desta postagem.

Saiba mais ...

Pontos de Vista ArchiMate Práticos para a Camada de Aplicativos

Postado em 8 de ago. de 2018 por Antonio Plais

Originalmente postado por Bernd Ihnen*, no blog da BiZZdesign - Tradução autorizada

Em uma postagem anterior descrevemos porque é útil reduzir a complexidade quando criando diagramas da arquitetura. O mecanismo de pontos de vista, parte importante do padrão da linguagem ArchiMate, suporta o arquiteto através de orientações para a criação de diagramas, e suporta o leitor por não criar diagramas demasiadamente complexos (muitos tipos de conceitos diferentes). Cada ponto de vista endereça uma preocupação específica, por exemplo, um mapa de capacidades para mostrar quais são as capacidades da empresa. Nesta postagem vamos focar na camada de aplicativo para fornecer exemplos práticos usando o padrão de criação de pontos de vista descrito na postagem anterior. Os exemplos são bastante genéricos. Eles são destinados a serem usados com um ponto de partida para os profissionais que estão procurando aprender sobre o assunto, de forma que possam atingir uma audiência mais ampla.

Saiba mais ...

A "Consumerização" da Arquitetura Corporativa: Todo Mundo é um Arquiteto

Postado em 20 de mar. de 2020 por Antonio Plais

Originalmente postado por Marc Lankhorst*, no blog da BiZZdesign. - Tradução e adaptação autorizados

A Arquitetura Corporativa é geralmente percebida como uma disciplina abstrata, conceitual e, de alguma forma, 'esotérica', praticada por 'gurus' que fornecem orientação por meio dos seus elevados 'princípios da arquitetura'. É verdade que os arquitetos estão geralmente interessados em preocupações amplas e transversais que não são sempre visíveis para as pessoas 'nas trincheiras', mas essa visão da arquitetura corporativa é no mínimo imprecisa e, cada vez mais, equivocada.

Saiba mais ...

Arquitetura Contínua: Melhorando a Tomada de Decisão na Transformação

Postado em 01 de dez. de 2021 por Antonio Plais

Originalmente postado por Nick Reed*, no blog da BiZZdesign - Tradução autorizada

No panorama de negócios de hoje, a transformação efetiva é crítica para as empresas se manterem competitivas. Por definição, a transformação acontece o tempo todo. As empresas (ou alguma parte delas) possuem um estado atual que precisa mudar para melhor. Esta mudança - seja ela pequena ou grande - resulta em um estado futuro diferente. Com a adoção generalizada das práticas ágeis de trabalho e da entrega contínua DevOps, estas mudanças podem ser muito pequenas e muito frequentes.

Saiba mais ...

Suporte para Agile/DevOps no BiZZdesign Enterprise Studio & HoriZZon

Postado em 18 de fev. de 2019 por Antonio Plais

Originalmente postado por Marc Lankhorst* e Fabian Aulkemeier, no blog da BiZZdesign - Tradução autorizada

Na nossa postagem anterior, delineamos porque a Arquitetura Corporativa e Agile/DevOps são importantes para se tornar uma empresa adaptativa. Também descrevemos vários casos de uso onde a Arquitetura Corporativa pode fortalecer os Métodos Ágeis e as práticas DevOps. Agora, gostaríamos de focar nas formas pelas quais você pode conectar isto na prática, usando modelos da arquitetura e o suporte adequado de ferramentas.

Saiba mais ...